SiriusLog e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

O que é um operador logístico ?

Para simplificar, operadores logísticos são empresas que prestam um ou mais serviços logísticos.

 

Qualquer empresa que ofereça um serviço logístico a terceiros, seja ele transporte, armazenagem ou distribuição, pode ser considerada um operador logístico.

 

Qual a importância dos operadores logísticos?

 

A logística está presente, em maior ou menor escala, em todas as empresas. Dessa forma, uma logística eficiente impacta diretamente no rendimento da empresa.

 

Os operadores logísticos surgem buscando suprir essa necessidade de uma logística mais eficiente. Oferecendo seus serviços especializados para que a empresa tenha uma logística de qualidade e com menor custo, enquanto foca na atividade principal da mesma.

 

Por que se contratar um operador logístico? A própria empresa não pode fazer a sua logística?

 

Claro que sim! A própria empresa pode fazer a sua gestão logistica. No entanto, contratar um operador logístico propicia algumas vantagens, conforme abaixo:

 

  • Foco na sua atividade primária – a empresa poderá concentrar toda a sua energia na atividade principal da empresa, deixando para o operador a questão logística;
  • Eficiência logística – o operador possui experiência e maior conhecimento logístico. Por isso, poderá desempenhar as atividades logísticas de uma forma mais eficiente, trazendo mais qualidade aos serviços e diminuição de custos;
  • Investimento – a empresa não precisará investir em ativos para suas atividades logísticas, pois os recursos são do operador logístico. Dessa forma, há uma necessidade de aporte de capital menor;
  • Acesso a novas tecnologias – o operador logístico  trabalha exclusivamente com serviços logísticos, por isso, está constantemente procurando novas tecnologias para oferecer um serviço de maior qualidade;
  • Encargos trabalhistas – todos os encargos trabalhistas referentes aos funcionários do armazém, motoristas e afins, são de responsabilidade do operador logístico.

 

 

Que tipo de cuidados preciso tomar para a escolha do operador logístico para minha empresa?

 

Apesar de todas as vantagens explicadas acima, não são todos os operadores logísticos que oferecem todas essas vantagens. A empresa precisa estar atenta para contratar o operador logístico que agregue valor ao seu produto. Para isso, ela precisa estar atenta a alguns pontos:

 

  • Reputação do operador – Muitos operadores já são conhecidos pelo mercado por prestar um serviço de má qualidade;
  • Capacidade do operador – a empresa precisa se certificar de que o operador pode atendê-la. Existem vários exemplos de operadores logísticos que acabam deixando seus clientes na mão, pois não tem capacidade para atendê-los;
  • Frota – o operador logístico utiliza frota própria ou de terceiros? É importante também se certificar da idade média dos caminhões. Não se esqueça, serão esses caminhões que transportarão o seu produto;
  • Atendimento – nos primeiros contatos com o operador, já se pode notar como é o serviço de atendimento do mesmo. As respostas são rápidas ou demoradas? O operador está preocupado em me retornar rapidamente ou estou em segundo plano? 
  • Tecnologia – o operador logístico está sempre em busca de novas tecnologias? Isso pode ser um grande diferencial na qualidade do serviço prestado.
  • Certificações – importante estar atento as certificações e licenças que o operador logístico possui, tais como certificações ISO, SASSMAQ, ANVISA, FEPAM/IBAMA, Polícia Federal, Exército.

 

A Sirius Logistica, como operador logístico, tem um cuidado especial com todos esses pontos. Possuímos todas as certificações e licenças para transporte e armazenagem dos mais variados tipos de produtos. Investimos no que há de melhor no mercado, buscando sempre prestar um serviço mais eficiente para nossos clientes, isto é, de melhor qualidade a um menor custo.

 

Temos ainda orgulho de ser um operador logístico integrado, que possui algumas vantagens frente ao operador logístico tradicional. São eles:

 

  • Oferecer serviços sob medida, ou seja, personalizados de acordo com a necessidade do cliente;
  • Oferecer múltiplas atividades de forma integrada: transporte, armazenagem e distribuição;
  • Possuir ampla capacitação de análise e planejamento logístico, não limitado a apenas um serviço logístico.

 

 

Deixe seu comentário:

Confira também:

ANTT QUER MULTAR...

ARMAZÉM GERAL

CERTIFICADO TFS -TOGETHER FOR SUSTAINABILITY