SiriusLog e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Tecnologia na Armazenagem

Atualmente, não temos como falar em armazenagem, sem falar de tecnologia. Sistemas manuais podem causar muitos problemas para a empresa, pois ficam muito propícios a erros humanos. Isso acarreta em perda de valores e perda de produtos dentro do armazém. Para que seja possível o gerenciamento de armazém é preciso ter tecnologia, e os armazéns estão ficando cada vez mais inteligentes numa velocidade sem precedentes. Sem o uso da tecnologia, não existe precisão dentro do armazém. 

 

WMS (WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM

  

O principal sistema de gestão é o chamado WMS (warehouse management system) é um software de processos que permite que as organizações controlem e administrem as operações do armazém, desde o momento em que os bens ou materiais entram no armazém, até sua saída.  

O WMS é integrado ao ERP do operador logístico, o que também possibilita a comunicação e envio dos arquivos EDI (Electronic Data Interchange) com os clientes. 

 

CÓDIGO DE BARRAS OU ETIQUETAS RFID 

 

O código de barras e etiquetas RFID (Radio Frequency Identification) são sistemas de leitura de produtos ou materiais que chegam ao armazém. Ao invés de ficar cadastrando manualmente cada item, esses sistemas cadastram os itens somente aproximando um leitor do código. Isso garante mais rapidez em todo o processo, além de permitir a acuracidade na movimentação, dando uma garantia que o produto ou bem movimentado esta em acordo com o documento fiscal. 

 

SEGURANÇA 

  

Além disso, a tecnologia ainda ajuda em um outro ponto muito importante da armazenagem, que é a segurança do armazém. Isso se dá pelo controle da circulação de pessoas nas dependências do armazém. Esse controle pode ser realizado por biometria ou reconhecimento facial (o que a SIRIUS utiliza). O uso de câmeras de monitoramento também colabora e muito para a segurança. A utilização das mesmas nas docas acompanhando o recebimento e expedição é essencial nesse sentido. 

  

NOVAS TECNOLOGIAS? 

 

A Sirius está em fase de testes para inventariar o CD com drones, o que permite uma grande velocidade e com menor custo. O drone é controlado por um operador que consegue fazer a leitura dos produtos de uma forma mais dinâmica e com maior rapidez. 

  

Não se faz logística sem tecnologia e estamos atentos a quaisquer novidades nesse sentido. 

Deixe seu comentário:

Confira também:

ANTT QUER MULTAR...

ARMAZÉM GERAL

CERTIFICADO TFS -TOGETHER FOR SUSTAINABILITY