SiriusLog e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

O que é Picking?

 

O PICKING, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos) é um processo que consiste na coleta de produtos no armazém (podendo ser diferentes em categoria e quantidades), de acordo com o pedido de um cliente, de forma a satisfazer a solicitação. (Rodrigues, 2007)                                

 

Os tipos de picking:

 

  • Picking discreto
  • PIcking por onda
  • Picking por lote
  • Picking por zona

 

PICKING DISCRETO

 

É o processo no qual o colaborador separa um pedido por vez.  Esse tipo de picking é bem simples e bastante utilizado nas empresas. A vantagem é que, como cada pedido é separado de cada vez, há uma redução no número de erros. A desvantagem é a baixa produtividade, pois é gasto um tempo excessivo nesse processo de picking, além do tempo gasto na movimentação do colaborador.

 

PICKING POR ZONA

 

Neste tipo de picking, o colaborador separa os itens localizados em uma zona de sua responsabilidade. Cada operador separa os itens que fazem parte da sua zona, após isso, deixam os itens em uma área de consolidação. Nessa área, os itens de diferentes zonas são agrupados. A principal vantagem dessa modalidade é na economia de tempo no deslocamento do colaborador, pois eles estão separados em espaços (zonas) menores. Além disso, esse tipo de picking gera menos intervenção de outros operadores na separação dos pedidos. A desvantagem refere-se aos riscos de erros na separação dos pedidos.

 

PICKING POR LOTE

 

Nesta modalidade, cada colaborador separa um grupo de pedidos de maneira conjunta. Ao chegar no estoque, o operador coleta e separa o número de itens que complementam o pedido. Quando essa metodologia é aplicada, ela possibilita uma alta produtividade, mas apenas quando os pedidos possuem pouca variedade de itens (até quatro itens) e são pequenos em termos de volume. A vantagem desse método é na redução do tempo de deslocamento. A desvantagem está relacionada ao risco de erro na separação pelo operador.

 

PICKING POR ONDA

 

Esse modelo é semelhante ao picking discreto. A única diferença está no fato de que, no picking por onda, é realizado um agendamento de certos números de pedidos ao longo do turno. Esse método é utilizado para coordenar as funções de separação de pedidos e despachos.

 

 

FORMAS

DESCRIÇÃO

APLICAÇÕES

Discreto

Cada operador coleta um pedido por vez, item a item.

Unidade de separação de grande volume

Alta relação entre SKU’s por pedido/ SKU’s em estoque

Por zona

O armazém é segmentado por zonas, e cada operador é associado a uma zona.

Grande área de armazenagem

Grande variedade de produtos

Produtos que exigem diferentes métodos de manuseio ou acondicionamento

Por lote

Cada operador coleta um grupo de pedidos de maneira conjunta.

Unidade de separação de médio/pequeno volume

Pedido com poucos itens

Por onda

Cada operador coleta um pedido por vez, item a item.

Agendamento de um certo número de pedidos ao longo do turno

FONTE: SENACRS

Deixe seu comentário:

Confira também:

ANTT QUER MULTAR...

ARMAZÉM GERAL

CERTIFICADO TFS -TOGETHER FOR SUSTAINABILITY